Uma roadtrip por Itália: Villa Talente

Villa Talente

Questa casa non è un albergo. 

“A Villa Talente não é um hotel” é a primeira lição a aprender por quem a pretende visitar. Erguida no coração do Chianti Classico, em plena Toscânia, e encostada a Florença, a Villa Talente é um oásis precioso que superou as nossas já altas expectativas.

villa talente

villa talente

Confesso que a ideia de visitar a Villa, que descobri no Booking.com, era demasiado tentadora e foi um dos motivos que nos levou a abandonar rapidamente o tórrido calor que se fazia sentir por Florença. À chegada, percebemos de imediato a máxima que rege este espaço: somos recebidos pessoalmente, mal saímos do carro, como se tivéssemos acabado de chegar à casa de amigos ou familiares. De seguida, somos guiados pelas áreas comuns: uma grande sala, com sofás confortáveis e estantes de livros; uma pequena antecâmara, com bebidas disponíveis (basta registar no caderninho o que foi consumido); as escadas, por onde acedemos à cozinha e ao exterior e, finalmente, o nosso quarto: enorme, com um pé-direito impressionante. Esqueçam o luxo e a mobília que raramente usamos nos hotéis. Aqui temos apenas o que é preciso: a cama e as mesinhas de cabeceira, no centro; uma cómoda e guarda-fatos, para estadias mais longas; e uma secretária. E onde está a casa de banho? Em duas portas “camufladas” na arcada que serve de moldura à janela principal: de um lado o duche e lavatório, do outro lado o “rest room”. Quem é que quer passar tempo no quarto, quando se tem um espaço exterior como o da Villa Talente?

villa talente villa talente

Foi onde passámos o resto do dia — nos jardins e na maravilhosa piscina panorâmica — e de onde não queríamos mais sair. Não tivéssemos nós toda a uma viagem planeada e teríamos ficado por lá até ao final das férias. Ou pelo menos mais um dia ou dois.

villa talente villa talente

villa talente

villa talente

villa talente

villa talente villa talente

villa talente

villa talente villa talente

villa talente

villa talente

villa talente villa talente

Gerida por italianos que passaram 7 anos no Japão, a Villa Talente remonta ao século XIV e pertenceu, juntamente com as vinhas, oliveiras e ciprestes em redor, à família com o mesmo nome durante séculos. Desde 1999, os seus novos donos recuperaram o que melhor se fazia nestes campos: azeite e vinho. Todo o ambiente é muito familiar e rapidamente ficamos a conhecer as pessoas que nos acolhem, quer seja em conversas à hora do jantar, vendo-os colher ervas e limões para a preparação do jantar ou a regar os jardins. O chef é japonês e presenteou-nos com a melhor refeição italiana a que tivemos direito: legumes da Villa grelhados com bagna càuda, pasta com ragù, carne de porco rosada com molho de tomate e feijão e pannacota com molho de vinho tinto. Tudo isto acompanhado por vinhos da casa — rosé, branco e tinto —, num alpendre com vista para o jardim.

villa talente

villa talente

villa talente

villa talente

Por favor, deixem-me regressar em breve.

Deixe uma resposta